sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Isoterma de sorção - básico 1



Isoterma é a chave para entender os detalhes intrínsecos nos produtos alimentícios, cosméticos e farmacêuticos.

Todos os produtos tendem a entrar em equilíbrio com a umidade relativa do ambiente que o envolve, ganhando ou perdendo água. Se o produto for exposto ao ambiente e tiver a atividade de água (aw) inferior a umidade relativa do ambiente, ganhará água e aumentará a sua aw até o equilíbrio com o ambiente. Se o produto tiver a aw superior a umidade relativa do ambiente, perderá água até o equilíbrio com a umidade relativa.
Mesmo dentro de uma embalagem há um micro-ambiente em que o produto entrará em equilíbrio. 

O tempo para atingir o equilíbrio depende da temperatura, velocidade do ar, pressão atmosférica, força de ligação, etc. 

O equilíbrio através do ganho ou perda da água pode causar nos produtos alterações na cor, textura, fluidez ou aglomeração de pós, propiciar ou não a suscetibilidade microbiana. Portanto essas mudanças indicam a importância em conhecer o fenômeno da adsorção e dessorção de vapor de água pelo produto.

O estudo do comportamento de uma amostra, mantida em temperatura constante com variação na umidade relativa é chamado isoterma.

A isoterma pode ser traçada através da medida da atividade de água em função da variação da umidade relativa (aw vs ur), ou do ganho / perda de peso com a variação da umidade relativa (% u vs ur).