terça-feira, 8 de setembro de 2015

Papel da atividade de água na qualidade do café

A indústria de café movimenta mais de US$ 60 bilhões por ano e é negociado na forma de
especialidade ou commodities.

A vida de prateleira de café verde e torrado é diferente e a atividade de água dessas formas foi estudada pela Decagon juntamente com a Café Imports.

A umidade é conhecida na indústria de café, e a atividade de água vem sendo introduzida como parâmetro de controle de qualidade e durante o processamento.

Para o grão torrado o controle do tempo e da temperatura são requisitos primordiais para o perfil da torra.

Segundo Labuza & Cardelli (2001) o aumento de 0,1 na atividade de água resulta na redução de 60% na vida de prateleira do café, principalmente pelas reações de escurecimento não enzimático.

Estudos feitos por Nicoli et al (2006) o aumento da atividade de água na presença de O2  e temperatura, acelera a oxidação e liberação de voláteis durante a estocagem do café sendo que aw < 0,25 é ótima para retenção do flavor.

A associação entre a atividade de água e a textura ideal para a moagem foi estudada por Sacchetti et al (2007).

No café verde o conhecimento da atividade de água permite determinar as condições de tempo e temperatura para a torrefação e também a liberação da cafeína no processo de descafeinação.

Mantendo o café verde entre a atividade de água 0,538 e 0,760 mantém-se a estabilidade física, evitam-se a transição de fase de amorfo para vítrea e abaixo de 0,61 a proliferação microbiana.




Seminário original na língua inglesa foi ministrado pela engenheira de aplicação da Decagon,  Wendy Ortman juntamente com o especialista da Café Imports,  Ian Fretheim
Para assistir ao seminário clique aqui