sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Por que medir atividade de água

Sendo a atividade de água um parâmetro qualitativo, a sua determinação nos produtos como alimentos, cosméticos, fármacos, materiais, é muito importante.

Medindo-se a atividade de água pode-se predizer alguns fatos importantes como:
  • Suscetibilidade microbiana
  • Velocidade das reações de oxidação
  • Reações de escurecimento não enzimáticas
  • Atividade enzimática
  • Migração da água em produtos com multi-fases
  • Determinação do tipo de embalagem
  • Tempo de vida de prateleira
Conheça os equipamentos que medem atividade de água aqui.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Umidade


A umidade é muito conhecida nos laboratórios, e geralmente é calculada através da perda de peso por temperatura. Ou seja, pesa-se uma alíquota de amostra, coloca-a em estufa com alta temperatura para desidratar o material.

Após um certo período de tempo desidratando, pesa-se novamente a amostra "fria". Repete-se esse processo até não haver mais perda de peso, indicando que o material está completamente desidratado.


Para calcular a quantidade de água, subtrai-se o peso final da amostra desidratada do seu peso inicial e tem-se a quantidade de água evaporada que pode ser transformada em pocentagem.

A porcentagem de água, ou seja de umidade do material é importante para o cálculo da sua composição centesimal, por exemplo sem a umidade, quantos porcentos de proteína, carboidrato, lipídeos, etc., compõem o seu alimento. Ou quantos porcentos de polímeros, estearatos, lauril compõem seu cosmético.

Portanto a umidade é a medida quantitativa da água presente em um produto e esse valor é importante para cálculo em base seca e base úmida.


Por conter várias etapas, essa técnica é passível de erros e imprecisões.

Balanças com lâmpadas infravermelho, reduzem as etapas e tempo de análise.

Produtos com grandes quantidades de açúcares necessitam de desidratação a baixa temperatura e vácuo.

Outros métodos de determinação de umidade utilizam solventes e são indicados para produtos com baixo percentual de umidade.

A porcentagem de umidade não é indicativa da suscetibilidade microbiana, nem predição da velocidade das reações físico-químicas.